Reações ao acordo de domínio de $ 787 milhões da Fox News

Superficialmente, a Fox News fracassou.

Rupert Murdoch, seu fundador, concordou com um acordo maior de US$ 787,5 milhões, cerca de dois terços da receita líquida anual da Fox Corp. O ex-presidente Donald J. A Fox News ficou envergonhada com relatos de que seus âncoras desprezavam pessoalmente Trump. A Dominion Voting Systems, a empresa de tecnologia eleitoral que zombou das ondas de rádio da Fox, declarou vitória nos degraus do tribunal na terça-feira.

No entanto, para alguns críticos de Murdoch, o resultado do caso histórico de difamação não é motivo de comemoração.

“Rupert vence novamente” declarado O colunista do Politico Jake Shafer, o Sr. Ele observou a longa história de Murdoch de pagar milhões de dólares para resolver hackers telefônicos, assédio no local de trabalho e outros escândalos.

“País perdido, democracia perdida”, escreveu o advogado da Primeira Emenda Martin Corpus em um e-mail, prevendo que Tucker Carlson e Maria Bartiromo serão saudados pelos conservadores como “heróis” que “enfrentaram o mundo liberal”.

Outros lamentaram a perda de oportunidade de responsabilização legal pela desinformação que envenenou a fé de tantos americanos no processo democrático.

“Uma grande vitória para a democracia? Eu não sei sobre isso”, disse a apresentadora da MSNBC, Joy Reid, que disse aos telespectadores que a Fox News “não precisa ter suas estrelas como testemunhas e responder a perguntas sobre esses discursos e revelações embaraçosas”.

Três quartos de um bilhão de dólares é o Sr. Não é uma quantia pequena, mesmo para Murdoch, e a Fox ainda enfrenta um processo semelhante por difamação de outra empresa eleitoral, a Smartmatic, que busca US$ 2,7 bilhões em danos. (A Dominion inicialmente buscou US$ 1,6 bilhão.) A rede sempre argumentou que sua redação está isolada de forças ideológicas, mas os e-mails revelados no caso mostram que o Sr. Deixou claro que eles condenaram seus próprios jornalistas que tentaram verificar os fatos de Trump.

READ  Após incêndios florestais devastadores, Maui pressiona para honrar seu passado

No entanto, a Fox News exibiu um pedido de desculpas no ar por alegações infundadas sobre o Dominion nas eleições presidenciais de 2020, com Joseph R. A Fox News não é obrigada pelos termos do contrato a provar que tentou cometer fraude em favor de Biden Jr. . Dos denunciantes citados no processo, todos, exceto Lou Dobbs, estão empregados. A declaração pública de Fox na terça-feira foi sem remorso sobre o acordo.

“Concordamos com as decisões do tribunal de que certas alegações sobre o Dominion eram falsas”, escreveu a rede, acrescentando que, apesar de Murdochian, “o acordo reflete o compromisso contínuo da Fox com os mais altos padrões jornalísticos”. (Essa linha levou o apresentador da CNN, Jake Tapper, a dizer ao público que “é difícil dizer com uma cara séria”.)

O acordo foi uma vitória para a Dominion, uma organização sem fins lucrativos que argumentou que a cobertura da Fox havia destruído sua reputação e ganhos futuros. John Poulos, executivo-chefe da Dominion, elogiou a decisão durante uma entrevista na quarta-feira à ABC News. Só precisa fritar O apresentador George Stephanopoulos apontou: “O que você não consegue é o perdão.”

“Houve um reconhecimento – certamente não da maneira que escrevi – que tive algumas conversas com nossa equipe, meu co-fundador e eu e, no final das contas, o sistema judicial é realmente sobre responsabilidade”, disse o Sr. Poulos respondeu calmamente. Ele acrescentou: “Para nós, não era realmente sobre a Fox. Era sobre dizer a verdade e a mídia dizer a verdade.

Suas palavras ecoaram as de Stephen Shackelford, um dos principais advogados da Dominion, que na terça-feira disse que o Sr. Murdoch argumentou que o valor da multa paga era uma forma de cálculo.

READ  Trump está atacando Haley por não ter o marido, que foi contratado

“Dinheiro é responsabilidade” ele disse a repórteres“Recebemos da Fox hoje.”

A aparição na Fox News – onde o caso Dominion foi um espetáculo exagerado alimentado pelos críticos dedicados do canal – foi expressa em parte pelo correspondente de mídia da rede, Howard Kurtz, em dois programas vespertinos na terça-feira sobre o acordo. (O caso não foi mencionado durante o horário nobre de maior audiência da rede.)

Senhor. Kurtz disse na transmissão: “A maior parte da mídia estava ansiosa por seis semanas – obviamente, há muitas pessoas na grande mídia que são anti-Fox, que estão perdendo a Fox. Eles vão perder essa oportunidade agora, e o resto de nós pode ir para casa.

Até agora, nenhum repórter da Fox News divulgou o valor específico de US$ 787,5 milhões para o público da rede. Senhor. Kurtz e outros disseram no ar que, quando Dominion revelou uma quantia em dólares, eles não puderam confirmar pessoalmente.

Em Wall Street, os investidores não se incomodaram com o resultado. As ações da Fox caíram um pouco mais de 2 por cento na manhã de quarta-feira. A SVB MoffettNathanson, uma empresa de pesquisa, escreveu em uma nota de analista na quarta-feira que “o impacto desses processos na audiência e nos negócios da Fox News permanece incerto”.

“A rede é um fator-chave de crescimento para a empresa como um todo”, concluiu a nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *