O Príncipe Harry sofreu um hackeamento “extenso” de telefones, determina a Suprema Corte do Reino Unido

Hannah McKay/Reuters

O príncipe Harry voltou à Inglaterra em junho para comparecer ao tribunal.


Londres
CNN

O Duque de Sussex Ele recebeu £ 140.600 (US$ 179.000) na sexta-feira, depois que o Supremo Tribunal do Reino Unido decidiu que ele estava sujeito a um hackeamento telefônico “elaborado”. Jornais do Grupo Espelho (MGN) De 2006 a 2011.

O juiz Fancourt decidiu que 15 histórias publicadas pela MGN sobre o príncipe Harry usaram métodos ilegais de coleta de informações, incluindo hackeamento de mensagens de correio de voz e uso de investigadores particulares.

No total, 33 artigos foram submetidos para apreciação, mas o juiz decidiu que “o hacking telefónico não era a única ferramenta jornalística na altura, e as suas alegações relativas aos outros 18 artigos não foram analisadas cuidadosamente.

O duque de Sussex está a processar o grupo jornalístico britânico que publica o The Daily Mirror, o Sunday Mirror e o Sunday People, juntamente com três outras acusações alegando que os seus jornalistas interceptaram ilegalmente as suas mensagens de voz e utilizaram outros meios ilegais durante um período de cerca de 15 anos.

O príncipe Harry descreveu a vitória contra a MGN como “um grande dia para a verdade e a responsabilização” numa declaração lida pelo seu advogado David Sherborne fora do tribunal em Londres.

“O tribunal decidiu que atividades ilegais e criminosas foram realizadas de forma regular e generalizada durante mais de uma década em todos os três títulos de jornais do Grupo Mirror (The Mirror, The Sunday Mirror e The People)”, disse o 39º ano. – o velho King disse.

O príncipe Harry instou a Autoridade de Conduta Financeira, a Polícia Metropolitana e as autoridades judiciais a “cumprirem o seu dever para com o público britânico e investigarem as alegações feitas contra a empresa e aqueles que infringiram a lei”.

READ  Preços ao consumidor subiram 3,5% em março

Ele apelou a uma “imprensa livre e honesta” na Grã-Bretanha e em todo o mundo, dizendo que “qualquer outra coisa envenena o bem de uma indústria da qual todos dependemos”.

Ele acrescentou: “O julgamento de hoje é vindicativo e afirmativo. Disseram-me que matar dragões irá queimar você. Mas à luz do sucesso de hoje e da importância de fazer o que uma imprensa livre e honesta necessita – é um preço que vale a pena pagar. O trabalho continua.”

A equipe jurídica do príncipe disse que ele não pôde apresentar seu depoimento pessoalmente devido ao “curto prazo” dado pelo tribunal.

Num resumo da sua decisão, o juiz disse que a editora começou a utilizar a pirataria telefónica em 1996 e de 2006 a 2011 na MGN, “que ainda prevalecia naqueles anos”, mas o telefone de Prince foi “apenas parcialmente pirateado”.

Um porta-voz da MGN disse que a editora saudou a decisão, dizendo que ela “dá à empresa a clareza necessária para seguir em frente com o que aconteceu anos atrás”, informou a PA Media.

“Onde erros históricos foram cometidos, pedimos desculpas incondicionalmente e tomamos medidas
Foi dada total responsabilidade e devida compensação”, acrescentou o porta-voz.

Quando compareceu novamente ao tribunal em junho, o príncipe se tornou o primeiro membro sênior da família real britânica a testemunhar no banco das testemunhas em mais de 130 anos.

Receba nosso boletim informativo real gratuito

Assine o Royal News da CNNUm despacho semanal sobre a família real, o que faz em público e o que se passa atrás dos muros do palácio.

O advogado da MGN, Andrew Green, submeteu a família real a um interrogatório forense e detalhado, questionando-o sobre as especificidades das suas reivindicações e ocasionalmente incitando-o a recordar partes da sua declaração escrita ou a procurar provas.

Em junho, o Príncipe Harry contou em um tribunal sobre os problemas que a imprensa lhe causou durante sua juventude, dizendo que os artigos publicados pela MGN desempenharam um “papel destrutivo” em sua juventude.

É um dos vários casos movidos pelo Duque de Sussex contra grandes editores de jornais do Reino Unido, incluindo o News Group Newspapers (NGN) de Rupert Murdoch e o Daily Mail Publishers Associated Newspapers Ltd. A NGN publica o The Sun e foi usada para produzir o News of the World, que fechou sozinho em 2011. Esquema de hackeamento de telefone.

Esta é uma história em desenvolvimento e será atualizada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *